O Windows 10X era uma nova versão do Windows que foi desenvolvida do zero para novos PCs e deveria começar a ser comercializado em 2021. Ele foi criado com base em uma nova versão moderna do Windows chamada 'Windows Core OS' que ajuda componentes e recursos legados em favor de experiências de usuário contemporâneas e segurança aprimorada.
Infelizmente, a Microsoft anunciou que o desenvolvimento no Windows 10X foi adiado e não será lançado em novos PCs este ano. Na verdade, é improvável que o Windows 10X venha a ser lançado, agora que a Microsoft está trabalhando em uma grande atualização da experiência do usuário para o Windows Desktop, codinome Sun Valley, com lançamento previsto para o final deste ano.
De qualquer forma, este artigo permanece como uma retrospectiva de algumas das novas experiências e mudanças que a Microsoft foi pioneira com o Windows 10X.
Uma nova experiência de usuário
O Windows 10X apresentou um novo shell - a interface do usuário - que foi construído com tecnologias modernas. É uma experiência de usuário adaptável que pode se ajustar dependendo da "postura" do seu dispositivo. Por exemplo, com um PC dobrável, o usuário pode querer usá-lo de várias maneiras diferentes; como um laptop ou tablet, ou no modo tenda para filmes. Por isso, a interface do usuário deve se adaptar para fornecer a melhor experiência, independentemente da forma como o dispositivo está sendo usado.
Isso também significa que os elementos de shell herdados, como o Painel de Controle, o Explorador de Arquivos e as caixas de diálogo e ícones de erro desapareceram no Windows 10X. Como a Microsoft reconstruiu todo o shell, ele não inclui nenhuma das coisas legadas que tornam o Windows 10 tão inconsistente quando se trata de interface do usuário. O Shell do Windows no Windows 10X deve ser muito mais consistente.
Um novo menu Iniciar
A Microsoft redesenhou a experiência do menu Iniciar no Windows 10X com foco na produtividade. Ele apresenta uma barra de pesquisa em todo o sistema na parte superior que também pode pesquisar na web, e uma grade de aplicativos instalados abaixo dela no lugar de blocos dinâmicos.Ele também possui uma área de "atividades recentes" que atualiza dinamicamente com coisas que o usuário pode querer ir direto, como documentos recentes do Office e sites visitados. A lista de aplicativos pode ser personalizada, com a capacidade dos usuários reorganizarem quais aplicativos aparecem nas primeiras linhas.
Uma nova barra de tarefas
O Windows 10X também teve uma nova barra de tarefas adaptável que apresenta um design centralizado. Os botões Iniciar e Visualização de Tarefas aparecem no centro, com aplicativos em execução e fixados aparecendo entre os dois. Quando você abre um aplicativo, os botões Iniciar e Exibir tarefas se espalham suavemente, dando à barra de tarefas uma aparência muito mais fluida.
Existem algumas novas animações; os botões Iniciar e Visualização da Tarefa têm suas próprias animações quando clicados e há um salto sutil nos ícones do aplicativo quando você minimiza os aplicativos em execução na Barra de Tarefas. Além do novo design, há também até três tamanhos diferentes de barra de tarefas: pequena, média e grande. Grande é ótimo para tablets, enquanto médio e pequeno imitam os tamanhos usuais que já temos hoje no Windows 10.
Em tablets, os usuários agora podem deslizar para cima em qualquer lugar na barra de tarefas para acessar o menu Iniciar, tornando mais fácil para os usuários de toque acessar sua lista de aplicativos. Você não precisa mais clicar no botão Iniciar específico para acessar o menu Iniciar.
Um novo Centro de Ação
Além das novas experiências Iniciar e Barra de Tarefas, havia também um novo Centro de Ações para complementá-las. Este novo Centro de Ação coloca mais ênfase em ações rápidas, com a capacidade de pular para ações rápidas específicas para controle adicional sem sair do Centro de Ação de forma alguma.
Ele também foi projetado de forma a imitar um centro de controle, com notificações alojadas acima dele em uma caixa separada. Este novo Action Center inclui coisas como controles de volume, opções de energia e porcentagem da bateria. Há também uma nova IU de controle de música que aparece no Action Center quando a música está tocando em um aplicativo compatível.
Uma nova experiência de configuração
Como todas as partes do Windows 10X foram reprojetadas, a experiência pronta para uso também foi atualizada com uma aparência moderna. Ele ainda o orienta no processo de configuração do Windows, selecionando seu idioma, entrando com uma conta da Microsoft e concordando com os termos e condições, mas a Cortana não está mais presente em todo o processo de configuração. É uma experiência de configuração mais tradicional, que foi aprimorada no 10X.
O novo Explorador de Arquivos
Como o Windows 10X tem um núcleo moderno, componentes legados, como o clássico File Explorer, não estão mais presentes. Isso significa que a Microsoft construiu um novo File Explorer específico para o Windows 10X e é baseado no OneDrive. O Windows 10X é um sistema operacional pioneiro na web, e isso inclui como você armazena e gerencia arquivos em seu PC com Windows 10X. Por padrão, todos os seus arquivos são sincronizados com sua conta OneDrive na nuvem, ao mesmo tempo que estão disponíveis localmente no dispositivo.
Atualização do Windows aprimorada
A Microsoft também está aprimorando o Windows Update de uma forma que o torna muito mais rápido no Windows 10X. As atualizações de recursos não levarão tanto tempo para instalar como no Windows 10, pois essas atualizações de recursos agora são instaladas em segundo plano sem exigir uma reinicialização até que a atualização seja concluída. Portanto, assim como no Android e no Chrome OS, quando a atualização estiver pronta para reiniciar seu PC, ela reiniciará normalmente e não levará 15 minutos para terminar a instalação antes de você voltar a utilizá-la.
Isso deve resultar em atualizações que levam menos de 90 segundos para reinicializar. Os testes internos sugerem que é ainda mais rápido do que isso. Esta é uma grande melhoria em relação à forma como o Windows 10 faz atualizações hoje, o que pode levar de 5 a 20 minutos para reiniciar, dependendo do dispositivo.
Seguro por padrão
Ao contrário do Windows 10, o Windows 10X apresentava algo chamado "separação de estado", que é como o sistema operacional se posiciona em uma unidade. O Windows 10 hoje instala tudo em uma única partição, o que significa que o usuário pode acessar arquivos do sistema, assim como aplicativos e invasores em potencial. No Windows 10X, tudo vai para sua própria partição somente leitura. Assim, os arquivos do sistema operacional são bloqueados, assim como os arquivos do aplicativo, os drivers e o registro. A única coisa que o usuário e os aplicativos podem acessar é a partição do usuário.
Isso significa que malware ou vírus não podem entrar e afetar o sistema, porque esses programas só podem operar em uma única partição, e isso pressupõe que eles sejam capazes de sair do sistema de contêiner de aplicativo que a Microsoft construiu. Todos os aplicativos no Windows 10X são executados em um contêiner e precisam de permissões explícitas para acessar coisas que estão fora desse contêiner. Já é assim que os aplicativos UWP funcionam no Windows 10, e a Microsoft estenderá isso para aplicativos Win32 no Windows 10X quando o suporte para aplicativos Win32 chegar.
Vem nunca?
A Microsoft anunciou no início deste ano que o Windows 10X foi adiado para além de 2021 e que, em vez disso, priorizava trazer o melhor do Windows 10X para a versão completa do Windows. Isso significa que o Windows 10X provavelmente nunca será lançado, mas muito do Windows 10X UX será lançado como parte do projeto Sun Valley.
Fonte: Portal Windows Central