AMD: Windows 11 diminui desempenho do nosso processador em até 15%, patch de atualização chegando

Bug de alta latência atinge rapidamente

A AMD anunciou que todos os seus processadores compatíveis com WIndows 11 podem sofrer de desempenho reduzido em alguns aplicativos quando usados ​​com o novo sistema operacional, com outliers extremos em títulos de jogos de eSports caindo em até 10-15%. Para os aplicativos, a AMD afirma que o impacto no desempenho é de 3 a 5%. Um patch de atualização do Windows está em andamento para resolver os problemas, com previsão de chegada de ambos em outubro de 2021 (este mês).

Os erros afetam cada processador Ryzen com suporte no Windows 11. Isso significa que todas os processadores Zen +, Zen 2 e Zen 3 que compõem o Ryzen 2000, Ryzen 3000, Ryzen 4000 e Ryzen 5000 são afetados. Além disso, alguns processadores AMD EPYC para data centers, junto com alguns chips Athlon mais recentes, também foram afetados. Você pode ver a lista completa aqui.

A consultoria da AMD diz que o problema se resume em duas categorias. Primeiro, a latência L3 medida e funcional pode aumentar em aproximadamente 3X, o que significa que você pode ver o impacto com os utilitários de medição e que isso resulta em uma degradação real do desempenho dos aplicativos. O bug afeta os aplicativos que são sensíveis à latência do subsistema de memória, causando uma redução de 3 a 5% no desempenho. Esse problema também causa outliers de redução de desempenho de 10 a 15% em jogos "comumente usados ​​para eSports", o que não é surpreendente, visto que os jogos tendem a ser extremamente sensíveis à latência de memória e cache.

Além disso, o recurso de "núcleo preferencial" da AMD, que direciona os aplicativos de thread único para o núcleo mais rápido do chip, também pode não funcionar como esperado. Isso afetaria principalmente o desempenho em aplicativos de encadeamento leve. A AMD diz que esta redução de desempenho pode ser mais perceptível em chips com oito ou mais núcleos e uma classificação de TDP de 65W ou mais.

Entramos em contato com a AMD sobre o assunto, e a empresa diz que não tem mais informações para compartilhar. No entanto, o comunicado diz que a AMD e a Microsoft estão "investigando ativamente esses problemas conhecidos para resolução por meio de atualizações de software" e que a AMD atualizará seu comunicado quando estiverem disponíveis. A AMD também informa que seus clientes com problemas podem "continuar a usar uma versão com suporte do Windows 10", o que implica que pode não ser sensato atualizar para o Windows 11 até que os problemas sejam corrigidos.

Notavelmente, esse problema parece estar separado dos problemas de desempenho que envolvem as configurações de segurança recomendadas pela Microsoft.

A AMD diz que espera que uma atualização do Windows resolva os problemas de cache L3, enquanto uma atualização de software irá remediar o problema com a tecnologia de núcleo preferencial UEFI CPPC2. Ambos devem chegar este mês. Iremos atualizá-lo à medida que soubermos mais.

Fonte: tomshardware.com

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *